Os Primeiros Soldados

Estreia no dia 07 de julho o filme “Os Primeiros Soldados” de Rodrigo de Oliveira, que conta a história do primeiro contanto de pessoas aqui do Brasil com a HIV/AIDS e como a doença foi retratada e enfrentada nos anos 1980.

Acompanhamos a história de Suzano (Johnny Massaro) que está de volta de uma viagem do exterior e está na casa de sua irmã e sobrinho. Porém, ele não planeja ficar ali por muito tempo e deixa uma carta dizendo que está voltando para ficar com o amor de sua vida, que estava morando na França. Descobrimos que ele na verdade estava indo para uma chácara para tentar documentar uma doença que está afetando o seu corpo.

Essa doença é a HIV/AIDS. Aqui o titulo condiz muito com o filme, vemos Suzano combatendo algo que ainda não conhece, literalmente abrindo caminhos para que outras pessoas possam, depois dele, entender melhor o que está acontecendo.

Esse sentido de guerra é muito representado com as lembranças que Suzano tem de um filme que viu na infância. A cena, que posteriormente é reencenada pelo próprio personagem nos mostra um soldado desbravando caminhos, conhecendo novos lugares e abrindo caminho para aqueles que vêm depois dele. É a metalinguagem com o que estamos vendo no próprio filme de Rodrigo, jovens soldados que estão tentando, a sua maneira e com as armas que tem combater, documentar e abrir caminho contra um inimigo que está atacando sua vida.

Suzano se junta com mais duas pessoas para enfrentar a doença, todos os três soldados estão afetados. Essas pessoas são Rose (Renata Pinheiro) e Humberto (Victor Camilo), este último é o responsável de documentar todos os acontecimentos com uma câmera, literalmente como um documentário sobre as vidas daquelas pessoas que estão sendo afetadas pela doença.

Para encerrar essa luta os jovens soldados basicamente fazem um ultimo ato de sacrifício para que as pessoas possam conhecer o seu inimigo, em uma cena que mistura amor, determinação e principalmente uma preocupação com as pessoas a sua volta. O que na verdade é uma outra forma de demonstrar esse amor que eles têm.

Em geral, “Os Primeiros Soldados” é um filme sobre amor e amar, apesar do tema ser de um assunto delicado, o que mais chama a atenção no filme é o amor que todos ali tem um pelos outros.

Euller Felix

Cientista Social, pesquisador e crítico de cinema. Um dos Organizadores dos livros "O Melhor do Terror dos anos 80" e "O Melhor do Terror dos anos 90", ambos publicados pela editora Skript.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: