Chegamos ao fim de mais um ano e com ele mais uma lista de filmes favoritos do ano. Mas antes acredito que seja importante escrever algumas palavras sobre o assunto e sobre algumas escolhas feitas aqui.
Neste ano eu busquei utilizar mais o letterboxd, e isso me ajudou a lembrar melhor os filmes que assisti. É interessante que quando estava olhando os filmes lançados e assistidos, muitos foram esquecidos, mesmo quando havia dado uma boa nota para ele na ocasião. Interessante que alguns filmes não sobreviveram nas suas posições, mesmo que na época – e ainda agora – sejam considerados como bons filmes. Isso virou um critério, se eu acabei esquecendo dele, ele não merece estar entre os melhores do ano.
Também quero marcar a data de publicação das listas como parâmetro para as escolhas. Ou seja, os filmes assistidos depois da lista de 2023, mesmo que seja no final do ano de 2023, estão elegíveis para a lista de 2024, e assim por diante, os filmes assistidos após a publicação da lista de 2024 estão elegíveis para a lista de 2025.
Como meta pessoal eu escrevi algumas palavrinhas no letterboxd sobre tudo que eu vi durante o ano, por isso tem link para tudo que assisti, mesmo que não seja propriamente uma crítica. Mas, quando houver crítica, o link será da crítica.
Pois bem, aqui está a lista de filmes.
10 – Assassino por acaso, Richard Linklater
9 – Pobres Criaturas, Yorgos Lanthimos
7 – Caminhos Cruzados, Levan Akin
5 – Il sol dell’avvenire, Nanni Moreti
4 – Ainda Estou Aqui, Walter Salles
3 – Dias Perfeitos, Wim Wenders