O Brasil é gigantesco. Têm amplitude tanto na sua extensão territorial quanto em relação à cultura. Palavras tem significados diferentes nos diferentes estados. Existem crenças e mitos populares específicos em cada região, entre outros tantos exemplos que poderíamos citar sobre os diversos brasis que estão presentes dentro das linhas da nossa fronteira. Enfim, o território brasileiro é muito rico, e a Mostra de Curtas Amador tá aí para corroborar essa afirmação.
Quando alguém tira uma foto de um objeto, temos aí duas coisas para observar: uma questão mais objetiva que diz respeito ao objeto que foi fotografado, e uma questão subjetiva; a forma como aquele fotógrafo observa e apreende aquele determinado objeto. O que temos aqui é uma chance única de ver o que esses cineastas decidiram filmar, e como eles observam e levam para as telas a realidade que os cerca.
O processo de curadoria é uma soma de diversos fatores. Há, é claro, que se olhar para questões técnicas. Direção, roteiro, montagem, fotografia, direção de arte, atuação entre outros elementos. Mas, não podemos esquecer que uma mostra demonstra identidade, que é formada pelo curador. Normalmente os filmes que compõem uma mostra dialogam entre si, e esse diálogo pode se dar de diversas maneiras, às vezes de forma explícita, às vezes, em questões técnicas, às vezes em abordagem, mas sempre tem algo em comum. Uma mostra, seja ela de curta, média ou longa metragem é basicamente um corpo e cada segmento é uma parte dele.
Dentro da Mostra de Curta Amador você poderá encontrar as mais diversas narrativas, que mesmo se relacionando em alguma instância entre um curta e outro, você poderá perceber as diferentes leituras da nossa realidade através das perspectivas desses cineastas. Aqui tem de tudo, tem documentário, tem experimental, tem horror, tem fantasia e até uma história noir, o que não falta é a criatividade desses cineastas para criar e contar histórias.
A Mostra de Curtas Amador do Cinefantasy foi a primeira curadoria de festival que eu fiz, penso eu que não poderia ter começado melhor. Vida longa ao cinema nacional, vida longa ao Cinefantasy.
Curador da Mostra de Curta Amador