Skip to content

Dialéticas da Imagem

Por Euller Felix

Menu
  • Início
  • Artigos
  • Dialética Crítica
  • Críticas
  • Sobre
Menu

É Tudo Verdade: Competição Brasileira de Curtas Metragens – 1

Posted on 11 11+00:00 Abril, 2021

Pelo segundo ano consecutivo, em decorrência da pandemia que assola o mundo todo, o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade acontece de forma online e gratuita através da plataforma Looke e do Spcine Play.

Uma das atrações do Festival é a Competição Brasileira de Curtas Metragens e é sobre o Programa 1 dessa mostra que iremos comentar hoje.

Quando um curador escolhe os filmes de uma determinada mostra temos que encarar ela como uma unidade. É claro que cada segmento tem sua especificidade, cada curta tem seu tema e individualidade, mas há sempre um diálogo entre as obras que compõem uma determinada mostra. E não é diferente nesse primeiro programa da competição de curtas amadores. Quatro filmes fazem parte dela, são eles: “YAÕKWA: IMAGEM E MEMÓRIA” com direção de Vincent Carelli e Rita Carelli; “SER FELIZ NO VÃO” com direção de Lucas H. Rossi dos Santos; “REVIEW” de Tyrell Spencer e; “CARTAS DE BRASÍLIA” que tem a direção de Larissa Leite.

Todos os curtas tratam de assuntos diferentes, o primeiro, “YAÕKWA” é um resgate histórico e antropológico sobre os costumes e rituais de uma tribo indígena, sobre a importância da memória para a nossa cultura e para as pessoas que tem ligação com ela.

“SER FELIZ NO VÃO” fala sobre uma realidade de diversão, de amor a sua cultura, da importância da sua ancestralidade, da importância da união. Mas também fala sobre o período de escravidão e o preconceito de classe e raça. Para os dias de hoje é um documentário necessário e extremamente didático.

“REVIEW” é mais experimental, fala sobre uma relação entre dois namorados, que a princípio parece tudo bem, mas que trabalha discussões sobre violência de gênero.

Por último, “CARTAS DE BRASÍLIA” fala sobre a história de uma família que migra para o Distrito Federal e busca fazer a vida por lá. A história é contada através de relatos e cartas da própria família.

A princípio pensei que a mostra se tratava de um corpo de histórias sobre cultura, memória e preservação. Não é só isso, é na verdade, mais abrangente ainda. A primeira parte da competição nos remente a construção cultural do país, todas as problemáticas sobre o que é viver no Brasil, os resquícios de nossa história e também das nossas belezas. É uma mostra didática e quase não dá para sentir o tempo passar.

Como um todo, é uma obra sobre o Brasil. O de ontem e o de hoje.

Share this:

  • Facebook
  • X

Like this:

Like Loading...

1 thought on “É Tudo Verdade: Competição Brasileira de Curtas Metragens – 1”

  1. Pingback: É Tudo Verdade: Competição Brasileira de Curtas Metragens – 2 – Dialéticas da Imagem

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

  • A crítica e Emília Perez 8 08+00:00 Fevereiro, 2025
  • Dialética Crítica: Gabriel Carneiro 3 03+00:00 Fevereiro, 2025
  • David Lynch 17 17+00:00 Janeiro, 2025
  • Nosferatu 4 04+00:00 Janeiro, 2025
  • Dialética Crítica: Álvaro André Zeini Cruz 27 27+00:00 Dezembro, 2024

Categorias

  • Artigos
  • Convidados
  • Críticas
  • Dialética Crítica
  • Uncategorized

Receba notificação de novos artigos no email

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 7 other subscribers
©2025 Dialéticas da Imagem | Design: Newspaperly WordPress Theme
%d