Quando você pensa no cinema de horror feito nos anos 90 o que vem na sua cabeça? De cabeça enquanto escrevo logo vem a minha mente o meu filme favorito de John Carpenter, “A Beira da Loucura” que foi lançado em 1994. Mas há também um tipo de filme e de estética que está bem presente na minha memória dos filmes dessa época: o de jovens sendo perseguidos por alguém ou alguma coisa e tendo que escapar. Enquanto vemos isso, observamos esse grupo de jovens sendo massacrados em mortes bizarras e grotescas.
Um clássico desse período e que, com certeza, tem uma legião de fãs são os filmes da franquia “Pânico” de Wes Craven. Tudo nessa franquia é bom, desde as referências e brincadeiras com o cinema de horror dos anos 80, as autorreferências de Craven ao seus filmes anteriores, e claro, é uma ótima história de um filme slasher. Além disso, o fato de todos os filmes da quadrilogia terem sido dirigidos por Craven fez com que ele não só tivesse total controle sobre o que gostaria de fazer e de como seria feito, como também manteve a qualidade dos filmes lá em cima. Não há nenhum filme dessa franquia que seja ruim.
Além da franquia de Pânico temos outros filmes que se encaixam nessa brincadeira de jovens fugindo de algo, “Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado” é um dos meus filmes favoritos da década e revendo hoje em dia, depois de anos, conseguimos tirar ainda mais significados dessa obra. O passado que vem assombrar mesmo que só venham depois de se passar um ano inteiro. Ricos que tentam se safar das suas responsabilidades, bullying, entre outras coisas. Tudo isso com uma história que dava arrepios e te divertia na medida certa.
Por fim, “Lendas Urbanas” em 1998, um filme que mistura todos esses elementos dos anos 90 com o sobrenatural que as lendas urbanas presente nos Estados Unidos daquele período. É um filme feito no final da década e que respira todo o conceito de filmes que foram produzidos naquele período.
É óbvio que esses não foram a única forma de se filmar naquele período, o próprio “A Beira da Loucura” que eu citei logo no começo deste texto vai por outro caminho, por um horror cósmico digno de H.P Lovecraft com uma pitada de Stephen King. Fiquei com “Pânico”, “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” e “Lendas Urbanas” por fazerem parte deste recorte que eu propus aqui, o horror é muito mais.
Os filmes e essa estética que eu comentei aqui tiveram influência na década seguinte, “Premonição” é um desses exemplos lançado bem na virada do século e que, com certeza, ainda sofre das mesmas influências, falaremos dele algum dia.
Texto originalmente publicado na coluna Mundo Fantástico na página do Cinefantasy no dia 04 de outubro de 2021.