Está acontecendo a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e as criticas dos filmes liberados para a imprensa continua por aqui. Como são diversos os filmes, eu acabei decidindo otimizar um pouco essa postagem e comentar brevemente sobre três filmes exibidos para os críticos nessa semana. “Lua Azul”, um filme romeno; “Mar Infinito”, de Portugal e; “Pedregulhos”, da Índia.
“Lua Azul” é dirigido por Alina Grigore e retrata uma jornada emocional de crescimento de uma jovem que quer se desvencilhar de sua família problemática. O objetivo e a esperança de fugir de toda a violência que sofre dentro de casa é o de ir para a faculdade. Nisso vemos suas relações com a família se desenvolvendo e ficando cada vez mais obscuras. Essa camada da história e do tema me deixou tanto quanto incomodado quando a jovem é vitima de um abuso e meio que fica amiga e passa a ter uma certa relação com o abusador.
“Mar Infinito” de Carlos Amaral conta uma história atmosférica de um homem que quer fazer parte de uma expedição para fora do planeta. No aguardo da resposta se vai ou não partir da Terra ele acabando tendo sonhos, visões, pensamentos onde nos questionamos se ele já não esta vivenciando um tipo de passagem de uma determinada vida para outra.
Por fim, temos “Pedregulhos” filme indiano dirigido por P.S. Vinothraj. Aqui vemos a história de um homem alcoólatra e pai que tira o seu filho da escola e tenta leva-lo em busca da sua ex-esposa. Na sua caminhada vemos diversas cenas que nos remetam a atitude abusiva desse homem, não apenas com a mãe da criança, como também com ela. Além da história, Vinothraj consegue escolher e nos mostrar cenas particularmente bonitas naquele emaranhado de arvores secas e situações que expõe um cotidiano difícil, em muitos momentos seria até possível pausar o filme e usar aquelas imagens como papéis de parede e isso, é claro, também é um mérito dos diretores de fotografia do filme, Vignesh Kumulai e Jeya Parthiban. P.S. Vinothraj parece ter total controle daquilo que quer e não quer mostrar.
Caso queiram ver todos os filmes que fazem parte da programação da Mostra de São Paulo você pode acessar nesse link aqui.