“AmarAção” conta a história de Erick (Eric Belhassen), um francês que mora no Brasil e têm uma séria de relações amorosas complicadas com diversas mulheres. Acontece que ele começa a acreditar que foi vitima de um feitiço por uma de suas ex namoradas, o que o faz ficar sempre com ela na sua cabeça, chegando até a ouvir a voz dessa sua ex companheira.
Dá para perceber que não é só suas relações amorosas que são um tanto quanto conturbadas, suas relações com os amigos também o são. Quando vemos suas relações com Caco (Caco Ciocler) que é seu mais fiel amigo e com a esposa dele parece que está sempre em conflito. Erick parece estar sempre no centro de relações amorosas conflituosas e conturbadas, está sempre no meio do caos.
Erick acaba atribuindo toda esses conflitos a um feitiço e a uma ex namorada que gostava de misticismo. Nessa parte é interessante a escolha estética, sempre que ele está ouvindo vozes ou passando por uma situação que parece não ser desse mundo há uma mudança drástica da cor dos planos, em alguns momentos fica um pouco mais acinzentado, em outros momentos fica com uma coloração mais azul e ai percebemos e conseguimos entender que aquela situação não é algo normal, que sai dos limites da realidade. Isso me remeteu a diversos filmes do período clássico do cinema que utilizava um efeito diferente para representar quando um personagem estava sonhando, ou mesmo os filmes do Wim Wenders que usava cenas coloridas para representar a realidade e cenas em preto e branco para representar que aquela cena que estávamos vendo não fazia parte do mundo “real”.
Apesar de não ter gostado tanto da forma como as relações foram desenvolvidas, como também não gostei tanto de como as personagens foram construídos, o filme pode nos trazer diversas discussões a respeito de como as pessoas podem surtar e atribuir tudo o que está acontecendo em sua vida a alguma coisa do mundo exterior e também podemos ver o quanto uma pessoa que está em conflito consigo mesmo acaba deteriorando as suas relações, sejam as amorosas, familiares e com os amigos. Também senti uma falta de uma trilha sonora mais presente e que tocasse melhor os expectadores, principalmente por ser uma comedia romântica.
Além dos já citados Eric Belhassen e Caco Ciocler, o filme também conta com Marta Nowill, Carol Godoy, Luisa Micheletti e Clarisse Abujamra no elenco. “AmarAção” chega aos cinemas nesse dia 10 de Junho de 2021 e também poderá ser alugado pelas plataformas digitais.