Skip to content

Dialéticas da Imagem

Por Euller Felix

Menu
  • Início
  • Artigos
  • Dialética Crítica
  • Críticas
  • Sobre
Menu

É Tudo Verdade: Alvorada

Posted on 14 14+00:00 Abril, 2021

Há uma brincadeira na internet de uma frase que diz mais ou menos assim: “estou cansado de presenciar fatos históricos”. De uma certa forma, isso representa o documentário de Anna Muylaert e Lô Politi “Alvorada“, um dos longas mais aguardados do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. O documentário presencia o momento histórico e os últimos dias da Dilma Rousseff como presidente do Brasil e detalha o cotidiano e a vivência da primeira mulher a governar o país. Ao mesmo tempo relata o cansaço que foi todo esse momento, não só por parte de Dilma, mas também de todos aqueles a sua volta.

O documentário se trata disso para mim, registrar esse evento histórico. Talvez por isso, pelo caráter de registro do cotidiano, da vivência e de como tudo isso estava impactando todas aquelas pessoas, algumas questões técnicas acabaram por serem deixadas de lado. Um exemplo disso são algumas cenas estáticas que não tem nenhum propósito narrativo, a não ser o de simplesmente registrar e documentar toda aquela situação.

Em um diálogo de Dilma com a câmera ela afirma que não é uma personagem, e de fato não é. Todos no documentário parecem ser personagens, menos ela. Conhecemos as pessoas que trabalham com ela, as pessoas envolvidas na sua vida e entendemos um pouco do cotidiano do Palácio da Alvorada, o que consequentemente, em questões de narrativa, faz parecer que a Dilma só está lá, passando de um lado para o outro. Isso é evidenciado nos momentos chaves do processo, nos depoimentos e nas sessões, ouvimos e vemos tudo junto com os funcionários, nunca vemos diretamente as imagens gravadas das transmissões.

Se o objetivo de “Alvorada” é ser um registro histórico de como as pessoas que estavam convivendo com a então presidente Dilma reagiram a todos esses acontecimentos, está tudo certo, o objetivo parece ter sido atingido.

Share this:

  • Facebook
  • X

Like this:

Like Loading...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

  • A crítica e Emília Perez 8 08+00:00 Fevereiro, 2025
  • Dialética Crítica: Gabriel Carneiro 3 03+00:00 Fevereiro, 2025
  • David Lynch 17 17+00:00 Janeiro, 2025
  • Nosferatu 4 04+00:00 Janeiro, 2025
  • Dialética Crítica: Álvaro André Zeini Cruz 27 27+00:00 Dezembro, 2024

Categorias

  • Artigos
  • Convidados
  • Críticas
  • Dialética Crítica
  • Uncategorized

Receba notificação de novos artigos no email

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 7 other subscribers
©2025 Dialéticas da Imagem | Design: Newspaperly WordPress Theme
%d