Pelo segundo ano consecutivo, em decorrência da pandemia que assola o mundo todo, o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade acontece de forma online e gratuita através da plataforma Looke e do Spcine Play.
Uma das atrações do Festival é a Competição Brasileira de Curtas Metragens e é sobre o Programa 1 dessa mostra que iremos comentar hoje.
Quando um curador escolhe os filmes de uma determinada mostra temos que encarar ela como uma unidade. É claro que cada segmento tem sua especificidade, cada curta tem seu tema e individualidade, mas há sempre um diálogo entre as obras que compõem uma determinada mostra. E não é diferente nesse primeiro programa da competição de curtas amadores. Quatro filmes fazem parte dela, são eles: “YAÕKWA: IMAGEM E MEMÓRIA” com direção de Vincent Carelli e Rita Carelli; “SER FELIZ NO VÃO” com direção de Lucas H. Rossi dos Santos; “REVIEW” de Tyrell Spencer e; “CARTAS DE BRASÍLIA” que tem a direção de Larissa Leite.
Todos os curtas tratam de assuntos diferentes, o primeiro, “YAÕKWA” é um resgate histórico e antropológico sobre os costumes e rituais de uma tribo indígena, sobre a importância da memória para a nossa cultura e para as pessoas que tem ligação com ela.
“SER FELIZ NO VÃO” fala sobre uma realidade de diversão, de amor a sua cultura, da importância da sua ancestralidade, da importância da união. Mas também fala sobre o período de escravidão e o preconceito de classe e raça. Para os dias de hoje é um documentário necessário e extremamente didático.
“REVIEW” é mais experimental, fala sobre uma relação entre dois namorados, que a princípio parece tudo bem, mas que trabalha discussões sobre violência de gênero.
Por último, “CARTAS DE BRASÍLIA” fala sobre a história de uma família que migra para o Distrito Federal e busca fazer a vida por lá. A história é contada através de relatos e cartas da própria família.
A princípio pensei que a mostra se tratava de um corpo de histórias sobre cultura, memória e preservação. Não é só isso, é na verdade, mais abrangente ainda. A primeira parte da competição nos remente a construção cultural do país, todas as problemáticas sobre o que é viver no Brasil, os resquícios de nossa história e também das nossas belezas. É uma mostra didática e quase não dá para sentir o tempo passar.
Como um todo, é uma obra sobre o Brasil. O de ontem e o de hoje.
1 thought on “É Tudo Verdade: Competição Brasileira de Curtas Metragens – 1”