Muita coisa chama a atenção em “Phenomena” do cineasta italiano Dario Argento. Fica até difícil focar em uma coisa. Você tá assistindo ao filme e acontece um assassinato, alguns minutos depois vem uma correria, do nada aparece um macaco e é aí que começa a tocar uma música frenética. Toda essa maluquice acontecendo continuamente é Phenomena.
Faltou dizer que no meio disso tudo ainda temos insetos que são utilizados para tentar achar o assassino da história e uma protagonista que por algum motivo de força maior tem uma certa influência sobre esses insetos.
Toda a história passeia por tudo isso e não se perde em nenhum minuto do filme. Tudo que está ali tem um propósito e será utilizado em algum momento.
“Phenomena” é literalmente uma loucura. É muito difícil imaginar que uma obra com tantos elementos bizarros e fantásticos tenha dado certo e não se perca durante toda a história. Talvez o filme tivesse se perdido na execução se não fosse a ótima mão do diretor Dario Argento, que em 1985 já havia dirigido bons filmes, além é claro, do clássico incontestável do horror “Suspiria” , lançado em 1977.
O cinema de horror italiano é bom, aterrorizante, intrigante e elegante como o de nenhum outro país consegue ser. Tanto os filmes de Dario Argento, quanto os de Mario Bava, como também os de Lucio Fulci, normalmente são obras primas e é muito difícil assistir algum desses filmes sem ficar abismado com a elegância que eles nos transmitem.
Do início ao final da obra de Argento nos perguntamos o que está acontecendo e de onde saiu tantas coisas estranhas. Mesmo depois de rever o filme tantas vezes ainda me pego com essa questão na cabeça. A única constante é que esse é um dos meus filmes favoritos da vida.
Mesmo com tanta concorrência, “Phenomena” é um dos melhores filmes de horror dos anos 1980. É um daqueles filmes que é impossível assistir e ele passar em branco, é um Argento na sua melhor forma, é um filme inesquecível.
Texto originalmente publicado na coluna Mundo Fantástico na página do Cinefantasy em 08 de Março de 2021.